06 dezembro 2010

Centro de Teatro do Oprimido

"O direito a expressão artística é um direito humano fundamental. Todos temos direito a escrever, pintar, encenar. Um poeta se faz poetando, um escritor escrevendo,um compositor compondo, um cantor cantando. É O meu fazer que me faz, sendo a ato de transformar transformador.

A Estética do Oprimido é uma forma de combater a invasão do cérebro, que nos faz acreditar que nem todo mundo é artista porque coloca o oprimido como protagonista do processo estético, não simples fruidor de arte, mero consumidor de produtos artísticos.

O Centro de Teatro do Oprimido oferece a oportunidade de você descobrir a sua arte, perceber que a Estética é essencial para que possa descobrir a si mesmo, descobrir o mundo, descobrir o seu mundo, nele se descobrir, descobrindo suas potencialidades criativas. Nestas descobertas reforçar sua auto-confiança e sua auto-estima elementos fundamentais para que você atue como cidadão."

excerto retirado de : http://ctorio.org.br/novosite/o-que-realizamos/oficinas/


Augusto Boal (1931-2009) é o grande responsável pela criação deste centro que é mais que um simples apoio á inclusão é também um centro focado em combater a origem dos problemas. Está difundido por vários países do mundo incluindo Portugal. Deixo o link de um video para quem quiser ouvir Augusto Boal a expor algumas das suas ideias. Existe mais no youtube.

http://www.youtube.com/watch?v=QZbhB3Y-wdE&feature=related

Sem comentários:

Enviar um comentário