01 maio 2011

Amigos estou a dividir excertos de um texto sobre desenho, educação e VIDA.

Amigos estou a dividir excertos de um texto sobre desenho, educação e VIDA. O que acham?

por Tiago Serpa a quinta-feira, 7 de Abril de 2011 às 15:50

"Não vejo que a perda do desenho esteja apenas ligada ao amadurecimento. Não vejo como natural do desenvolvimento a atrofia de uma linguagem tão viva como é o desenho para a criança.

(...) É com o advento da industria , com a subordinação da produção ao lucro que o problema do trabalho oposto ao lazer começa a surgir. O trabalhador agora não tem ligação direta com o produto do seu trabalho e para se divertir consome a produção de uma indústria especialmente montada para este fim.(...)

A arte é separada da vida e não mais manifestação da vida. O homem comum perde a possibilidade de criar suas próprias manifestações e passa a consumir manifestação alheia. A sociedade que condicionou o homem à sua capacidade de produzir para consumir deixou um espaço reservado e à parte para o artista. Um privilégio para a criação, mas também uma forma de exclusão.(...)

Se nas sociedades antigas crianças e adultos participavam dos mesmos jogos é porque nestas sociedades não havia o que Ariés chamou "o sentimento da infância". Assim que era desmamada a criança tornava-se companheira natural do adulto.(...) Os Jogos que eram expressão da comunidade ficaram reservados apenas às crianças, assim como os contos de fadas não nasceram como literatura infantil.(...)

Se nesta sociedade (hoje) o adulto perdeu suas possibilidades de expressão, os jogos assim como o desenho passam a ser manifestações infantis. Com o aparecimento do sentimento de infância surge também a necessidade de educá-la. A escola surge assim da necessidade de separar e educar a criança.

A escola sofreu transformações ao longo dos anos, porém, sempre, em cada momento de sua história, teve o papel de preparar a criança para a vida em sociedade, sendo portanto, reprodutora dos seus valores e ideais." Ana Angélica Albano Moreira

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